A importância do mídia kit segundo uma empresa.
Postado no dia 22/01/2018
Ola olaaa!!
Mídia kit (media kit) é um assunto que tem sido bastante divulgado pela rede. Sempre vemos um blog ou site dando dicas de como montar um ou mesmo explicando a sua importância.
Quando eu decidi falar sobre esse assunto eu me certifiquei de não ser apenas mais uma blogueira falando sobre isso e quis fazer uma abordagem diferente sobre mídia kit. Ou seja, aqui vocês não irão ver como montar um.
Eu sou formada em Marketing além de turismo e o que poucos sabem é que recentemente eu comecei a trabalhar com digital marketing em uma empresa aqui em Londres. Uma das minhas tarefas inclui analisar as propostas de parcerias enviadas por blogueiros, youtubers entre outos tipos de influenciadores digitais. E apesar de ter pouco tempo trabalhando com essa área, já tive contato com alguns influenciadores internacionais que pasmem… não enviam um media kit (mídia kit) ao pedir a parceria. Eu tive que solicitar informações que não se resumissem aos números de seguidores. Teve o caso de nem ao menos enviarem o link das redes por e-mail.
Com base nisso esse post vai abordar as principais informações que vocês precisam enviar quando solicitarem uma parceria.
– Antes de tudo, se você tem um blog, registre-o o quanto antes. Com um domínio próprio (seja ele .com ou .com.br ou qualquer outro) você passará mais credibilidade para a empresa. Eu falei sobre meu domínio nesse post: Nova fase Até Sem Salto. Os valores já sofreram reajustes, mas as dicas continuam valendo;
– Seu media kit (mídia kit) precisa sempre conter uma breve apresentação, sua e do seu blog, canal – se for esse o caso. Fale sobre sua idade, se você trabalha integralmente como blogueira, youtuber, etc… Quanto tempo você está nessa área? Quais os principais temas abordados nas suas redes? Essa informação vai ajudar a definir se é uma parceria que vai trazer frutos para ambas as partes;
– Tenha em mente que o número de seguidores é importante, porém mais importante ainda são as suas impressões, ou seja, o numero de acessos / interações / curtidas. Dependendo de que rede estamos falando. Indo mais fundo.
O Instagram, por exemplo, tem crescido muito e cada vez mais Instabloggers estão surgindo. Com base nisso, o Instagram possui a opção de ter um perfil comercial. Quando você muda seu perfil para comercial, você passa a ter acesso as suas métricas, como o perfil do seu público, número de pessoas que viram seus posts (impressões) e o número de interações (sejam curtidas ou comentários).
O Youtube também possui sua própria ferramenta para análise que antigamente era feita no site do Google Analytics;
Para quem possui blog, o Google Analytics oferece a ferramenta básica gratuitamente para que você possa analisar número de acessos semanais, mensais, você escolhe. Também oferece a opção de saber qual o seu público, o que nos leva ao próximo tópico;
– Coloque qual seu principal público em cada rede que você. Informações como idade, sexo, país ou cidade que mais acessam são extremamente importante para o seu parceiro e ele provavelmente irá perguntar, então tome a frente enviando;
– Coloque prints dos gráficos ou monte gráficos com essas informações. Isso deixará seu media kit (mídia kit) mais profissional e trará mais credibilidade que as informações são verdadeiras;
– Coloque sempre no e-mail o que você busca da parceira, ficará mais fácil negociar com a empresa se você já tiver em mente o que busca.
Existem várias formas de montar seu media kit (mídia kit). Eu recomendo bastante o Canva para quem está iniciando, o site oferece vários modelos que podem ajudar. Eu faço as minhas Thumbnails do Youtube e as imagens de destaque do blog todas lá.
Vale ressaltar que é importante avaliar que se com seus acessos você pode oferecer vantagem para a empresa, para não dar tiro n’água .
Espero que esse post ajude vocês a construir seu media kit (mídia kit) e a bombar com as marcar.
Nos vemos em breve.
Beijoks.
Fico super feliz que tenha gostado e que possa te ajudar de alguma forma a ir mais longe ainda 🙂
Obrigada pela vista.
Beijoks
Eu vim ler este post por acaso mas acabei tendo que parar para pegar uma caneta e um caderno, ainda anotei o link para vir “recapitular” depois. O post tá cheio de dicas, e sinceramente, é um complemento aos posts que já ví por aí, geralmente só dizem para mostrar algumas informações, mas a dica de colocar gráficos e a dica de colocar informações sobre o principal publico em cada rede que utiliza eu só vi no seu blog.
eaidiy.com.br
Dicas super válidas! E é verdade, ao ter mídia kit e domínio o blog passa um tom de seriedade maior!
Beijoss
http://www.aidadetaoesperada.com
Sem dúvidas.
Obrigada pela visita.
Beijoks